08 janeiro 2012

Capitães da Areia


Um bom livro pode nos encantar, nos fazer chorar, sorrir, ou nos apaixonar. E foi justamente tudo isso que eu senti quando li o livro “Capitães da Areia”.
Pessoalmente, eu nunca gostei dos livros de autores brasileiros. Sempre achei que faltava algo para me impressionarem. Sempre que me indicavam algum livro nacional, eu torcia o nariz.
Na escola ainda, meu professor nos mandou ler diversos livros de autores nacionais para “enriquecermos nossas mentes”. Não li nenhum deles (eu sei que foi errado e eu me arrependi depois), mas meus colegas que leram, elogiaram bastante um livro em especial: Capitães da Areia. A curiosidade bateu e no dia seguinte já estava encomendando o livro pela internet. Foi começar e não parar mais.




Capitães da Areia é um romance de autoria do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1937.
O livro retrata a vida de um grupo de menores abandonados, chamados de "Capitães da Areia", ambientado na cidade de Salvador dos anos 30.
Neste livro Jorge Amado retrata a vida nas ruas de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia, naquela época afetada por uma epidemia de bexiga (varíola); o aparato policial destinava-se à perseguição pura e simples dos menores infratores, encontrando mesmo prazer na tortura, sem qualquer senso de justiça.  Diante do ambiente hostil em que vivem, o grupo de meninos abandonados reage de forma também agressiva, mas de forma a encontrar nas ruas uma certa liberdade; tem por refúgio um velho trapiche (espécie de armazém) abandonado, numa das praias da capital baiana - de onde vem o nome do grupo.
Esse trapiche é a única referência de "lar" que possuem; é onde se abrigam, se escondem, e vivem como família. Sua descrição ocupa lugar de destaque no início da obra. Ali constroem suas próprias regras, são os senhores e é objeto de investigação pelas autoridades, que desconhecem onde os mesmos se escondem.
Localizada na Cidade Baixa, parte da capital baiana onde está a zona portuária, é, contudo na residencial e mais rica Cidade Alta que os menores realizam suas ações infratoras.




Pra quem se interessou o livro não é muito grande, tem cerca de 300 páginas. Vale muito a pena. Mas, pra quem tem preguiça de ler e prefere assistir, está com sorte! Pois acaba de ser lançado o filme. Ainda não assisti, mas o trailer é muito interessante. Você pode assisti-lo no site oficial do filme.



0 comentários:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! O que você achou do post? Contribua para a melhoria do blog e diga o que você acha que deve mudar.

 

Sorrisos Contentes Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template